A Universidade de Monterrey (UDEM), inaugurou o Centro Roberto Garza Sada, de Arte, Arquitetura e Design (CRGS), em Nuevo León, projetado por Tadao Ando, prêmio Pritzker em 1995.
"A Porta da Criação", como o arquiteto japonês a chamou, se destaca por sua imagem contundente de concreto aparente. A obra custou mais de 45 milhões de dólares, e foi realizada graças às contribuições de empresários e doadores ao longo de 34 meses, empregando mais de 2800 trabalhadores.
Sua planta de 99 metros de comprimento por 27 de largura envolve seis níveis de pé-direito duplo com 5,40 metros cada um, que superam grandes desafios estruturais, como os 100 metros de vão sem suporte na parte inferior.
“Foi um longo processo de projeto e construção, o projeto foi suspenso três vezes, mas no final a grande vontade dos cidadãos de Monterrey foi imposta. Agora confio que pela 'Porta da Criação' sairão grandes talentos do México para o mundo”.
O edifício se expressa de maneira natural, quase brutalista, como uma obra artesanal de grande escala, dialogando com as montanhas que estão nos arredores.
Antonio Dieck Assad, reitor da Universidade de Monterrey, afirmou que "devemos este espaço ao Mestre Ando", apontando também que além de cumprir com os objetivos propostos, o arquiteto ofereceu conferências e oficinas durante as visitas que fez ao longo da construção do edifício.
O CRGS outorgou desta maneira, sua primeira Cadeira Laboris Causa a Tadao Ando, entregando-o a posse, que o arquiteto aceitou emocionado. Esta cadeira consiste num programa de atividades que serão realizadas durante um ano e incluem conferências magistrais, uma oficina para estudantes em seu escritório no Japão e a participação no Congresso UDESIGN.
Você pode saber mais detalhes deste projeto no obrasweb, conferindo a publicação original.